sexta-feira, 12 de setembro de 2014
A umectação é o famoso banho de óleo. Ela é indicada para cabelos crespos, afros, cacheados, quimicamente tratados, ressecados, alisados e cabelos que precisam de reposição de nutrientes. A primeira coisa que você irá precisar é de um óleo. Mas calma, não pode ser qualquer óleo. Porque a primeira regra fundamental da umectação é exatamente usar produtos 100% vegetais e naturais, livre de conservantes e processos químicos. Se tiver qualquer menção a esses ativos no rótulo, por favor, não usem: óleo mineral, vaselina líquida, parafina líquida, mineral oilpetrolatumparaffinum liquidum. O óleo tem que ser virgem ou extra virgem, significa que ele foi prensado a frio,  extraído sem passar por refinamento e por mistura com outros óleos.
Alguns bons óleos ideais para a umectação:
  • Azeite de Oliva - É Anti Oxidante Natural, tem propriedade emoliente que confere brilho e Hidratação aos fios. (É o que eu geralmente uso quando faço umectação no meu cabelo!)

  • Óleo de Argan - Extraído de uma árvore natural do Marrocos é um excelente hidratante que promete deixar os fios mais brilhosos e macios. Possui propriedades hidrofóbicas, os cabelos ficam livres dos fiozinhos arrepiados e do efeito frizz.

  • Óleo de Abacate - É rico em vitaminas A e E. Por isso é um poderoso antioxidante, que inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, o que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.
  • Óleo de Semente de Uva – Acelera o crescimento dos fios deixando-os mais fortes e brilhantes. Por ter uma textura leve, ele não deixa o cabelo com um aspecto pesado. Por esse motivo, poderá ser aplicado em todos os tipos de cabelos.
  • Óleo de Coco - É um ótimo hidratante e tem alto poder de penetração na cutícula do fio, por isso é indicado para fios ressecados. Controla o frizz e elimina as pontas duplas, além de deixar os cabelos mais maleáveis e fáceis de pentear. Rico em ácidos graxos e vitamina E, também é uma ótima opção para quem quer fazer uma hidratação profunda. Suas propriedades restauram a estrutura dos fios, proporcionando equilíbrio aos cabelos danificados.
  • Óleo de Jojoba – Indicado para qualquer tipo de cabelo, dá brilho aos cabelos, combate a caspa e a queda. Desentope o bulbo capilar, ajudando quem tem couro cabeludo oleoso.
  • Óleo de Macadâmia  - Contém ômega 7 que envolvem as fibras capilares, evitando assim a perda de água natural, mantendo a hidratação por muito mais tempo. Deixa os cabelos maleáveis e controla o frizz.
  • Óleo de Urucun - Retirado de uma planta originária da Amazônia, esse óleo protege os cabelos dos raios UV (ultravioleta).
  • Manteigas de cacau, de cupuaçu, de karité, dentre outras.
Escolhido o óleo a ser usado, existem três opções para realizar o procedimento:
UMECTAÇÃO CAPILAR APÓS O SHAMPOO
  1. Lave os cabelos com o shampoo de sua escolha e enxague;
  2. Retire o excesso de água dos fios com auxílio de uma toalha.
  3. Separe o cabelo em mechas, aplique o óleo mecha a mecha massageando os fios. Vá desembaraçando os fios com a ajuda de um pente de dentes largos, lembrando que os cabelos ficam mais frágeis quando estão molhados, por isso penteie os cabelos devagar e com cuidado para não quebrar os fios.
  4. Feita a aplicação do óleo em todo o cabelo coloque uma touca térmica e deixe agir em torno de 1 a 2 horas.
  5. Depois retire o óleo do cabelo com água morna ou fria e passe um condicionador. Caso ainda sinta resíduos de óleo nos cabelos após enxaguar o condicionador, repita a operação, será ele quem tirará os resíduos de óleo dos fios e selará as cutículas para que os nutrientes não se percam.
UMECTAÇÃO CAPILAR FRANCESA
  1. Esquente a quantidade de óleo necessária para o cabelo todo em banho maria ou esquente no microondas até fica morno, veja bem é MORNO e não quente, fervendo;
  2. Após mornar o óleo, divida o cabelo em partes e vá enluvando mecha a mecha aplicando o óleo;
  3. Terminada a aplicação do óleo em todo o cabelo, deixe agir por 1 ou 2 horas com uma toca comum, pode ser aquela de banho mesmo;
  4. Passado o tempo de pausa retire todo óleo dos cabelos com água, passe um shampoo e um condicionador de sua preferência.
UMECTAÇÃO CAPILAR NOTURNA
  1. Antes de dormir aplique o óleo mecha a mecha massageando os fios. Para este procedimento não é necessário esquentar o óleo, apenas se for de sua preferência;
  2. Após aplicar o óleo no cabelo todo, coloque uma touca, sacola plástica, enfim, algo que impedirá que suje sua roupa de cama durante o sono;
  3. Ao acordar no dia seguinte, lave os cabelos como de costume com shampoo e condicionador de sua preferência, atente para retirar bem o óleo do cabelo na lavagem.
Como podemos conferir, todas as três maneiras são bem simples de fazer. Na primeira opção, as cutículas são abertas usando o shampoo para que os nutrientes do óleo penetrem nos fios; na segunda opção, assim como o shampoo, o óleo por estar morno, também abre a cutícula do fio para que os nutrientes sejam absorvidos pelo cabelo, não necessitando da lavagem prévia com o shampoo. Já na terceira opção, estudos recentes mostram que ao dormirmos, as cutículas do fio se abrem, sendo assim, o fio está pronto para receber os nutrientes do óleo, é nesta teoria que se baseia todos os cremes de tratamento noturnos.
OBS:Tanto a Umectação Capilar Francesa e a Noturna, os fios devem estar secos. cuidado para não exagerar na quantidade aplicada, assim como com qualquer creme de hidratação, não é para enxarca os cabelos, deixá-los pingando de óleo. Quem tem o cabelo oleoso ou o coro cabeludo oleoso deve tomar cuidado pois pode pesar os fios. Se depois de retirar o óleo você sentir que o cabelo ficou mega pesado é porque você exagerou na quantidade e/ou não retirou totalmente o óleo do cabelo, as duas últimas opções são boas por causa disto, pois dá pra retirar bem o óleo com o shampoo. 
Por:Yasmim Santos

0 comentários:

A Blogueira

A Blogueira
Ana Carolina Pitasse, estudante de Design, 18 anos, signo de peixes. Volta Redonda,Rio de janeiro. Muito comunicativa, alternativa, amante de fotografia e animais <3 Sejam Bem Vindos e aqui vocês encontram de tudo!

Pesquisar este blog

Seguidores

Nossas paginas no facebook:

Por:Yasmim Santos e Ana Pitasse. Tecnologia do Blogger.

Pistache

Pistache no youtube!

Inquietude

Voltar ao Topo da Página